O ligamento cruzado anterior é formado por um tecido resistente dentro da articulação do joelho, prendendo-se do fêmur até a tíbia .O ligamento em si é feito de milhares de fibras individuais, que juntos formam o LCA. Algumas dessas fibras são organizadas em feixes distintos e o LCA normal tem dois feixes de fibras primárias.Estes dois feixes estão posicionados bem próximos e em alguns pacientes pode ser difícil de diferenciá-los . Mas sabemos que há dois feixes primários, um anteromedial e um posterolateral.
A maioria das cirurgias de reconstrução do LCA é feita usando-se um único feixe de reconstrução .Assim, usamos um túnel no fêmur e um túnel na tíbia e inserimos o enxerto nestes túneis, fazendo uma corda única ligando o fêmur à tíbia.Na técnica da dupla banda , em vez de colocarmos apenas um enxerto maior, usamos doiis enxertos menores. Seriam então duas reconstruções ligamentares, uma para cada feixe.
Alguns estudos têm demonstrado algumas vantagens do duplo feixe de reconstrução do LCA .Esses estudos mostram uma função mais ‘normal’ do ligamento reconstruído após este duplo feixe .Mas como este é um procedimento novo, os resultados a longo prazo ainda não estão totalmente disponíveis . É possível que este procedimento seja uma melhoria no padrão de reconstrução para LCA. Mas também é possível que esses pacientes possam ter a mesma evolução ou uma evolução até pior que a reconstrução tradicional . Ninguém ainda realmente sabe . O feixe duplo é tecnicamente mais difícil e há poucos cirurgiões com experiência nesta técnica cirúrgica.Além disso , os custos envolvidos nesta cirurgia são maiores e as chances de complicações também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário